Geometral

Classificação do Uso do Solo

Agricultura



Nome: Elaboração da Carta de Solos e de Aptidão da Terra da Zona Interior Centro, à escala 1:100.000
Cliente: IDRHa – Instituto de Desenvolvimento Regional e Hidraúlicas
Ano:


A Carta de solos da Região Interior Centro abrangeu a área de intervenção da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior e parcialmente a da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, cerca de 17.500 km2, e foi elaborada pelo consórcio GEOMETRAL-AGROCONSULTORES, após concurso público internacional.

A elaboração das cartas foi precedida da delimitação e caracterização de espaços naturais homogéneos (áreas morfo-climáticas homogéneas) que integram fisiografia, clima, vegetação e uso da terra à escala de publicação da carta (1:100.000). Estas unidades foram ainda subdivididas tendo em consideração aspectos pedológicos. A cartografia foi efectuada em formato digital e a massa volúmica das unidade-solo foi determinada a partir de amostras não disturbadas, bem como os teores de humidade que foram determinados para diferentes valores de pF. Foram descritos 3.746 perfis, dos quais 354 foram objecto de amostragem. Cerca de 300 perfis de referência foram incluídos na memória descritiva da carta.

A elaboração da carta permitiu executar paralelamente uma Cartas de Avaliação para os usos agrícolas, florestais e agro-florestais mais comuns e uma Carta de Uso da Terra.