Geometral

Inventário Florestal

Floresta



Nome: Recolha de dados biométricos no âmbito do 6.º Inventário Florestal Nacional
Cliente: ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Ano: 2014


Foi adjudicada à GEOMETRAL o Lote 1 do concurso público n.º 07/CP/ICNF72013 para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) que consiste na aquisição de “Serviços de recolha de dados biométricos no âmbito do 6º Inventário Florestal Nacional” na zona Norte de Portugal.

A prestação de serviços compreende:

  • (1) a recolha de dados em 2770 pontos de amostragem georreferenciados, utilizando como dispositivo de recolha parcelas de inventário (plot) e transeptos lineares;
  • (2) a realização de medições e observações a efectuar em cada ponto de amostragem, incluindo a verificação da fotointerpretação dos pontos de acordo com a nomenclatura de uso/ocupação do solo;
  • (3) o carregamento dos dados recolhidos na plataforma de internet;
  • (4) Definição e implementação de medidas de correção dos erros que sejam identificados no processo de controlo de qualidade.

No arranque dos trabalhos foi realizada um workshop de formação dos procedimentos a aplicar para a recolha de dados, nas regras de classificação do uso/ocupação do solo e na utilização da plataforma de carregamento e descarregamento de dados. Incluiu ainda, a definição dos procedimentos a adoptar na identificação e classificação dos habitats.