Geometral

Projecto TanDEM-X

Geodesia



Nome: Serviços de calibração e avaliação do TanDEM-X em África e na Arábia Saudita
Cliente: DLR – German Aerospace Center
Ano: 2009-2010


A GEOMETRAL em colaboração com a SEGAL (Space & Earth Geodetic Analysis Laboratory) da Universidade da Beira Interior participaram do projeto TandemX – África para a DLR, a Agência Espacial Alemã.

O projecto Tandem-X (TerraSAR-X add-on for Digital Elevation Measurement) é composto por dois satélites separados por poucas centenas de metros entre si e tem como objectivo principal construir um modelo do relevo de todo o globo, incluindo as regiões polares, ainda com mais detalhe e maior exactidão.

Para calibrar e avaliar a exactidão das altitudes medidas pelos sensores são necessários pontos medidos no terreno, ao longo dos vários continentes. As coordenadas destes pontos são medidas através de um GNSS (Global Navigation Satellite System), como é o caso do GPS (Global Positioning System).

As equipas da GEOMETRAL e da SEGAL efectuaram medições GNSS ao longo de quase cinco mil quilómetros, divididos por três faixas, duas em África e uma na Arábia Saudita, registando dados que permitiram obter as coordenadas de alguns milhões de pontos. Para além dos dados captados pelos receptores, foi ainda efectuado um registo de todos os pontos considerados de interesse para o projecto, através de anotações, fotografias e vídeos. Os pontos de interesse mais importantes foram aqueles que delimitem zonas urbanas ou de floresta ao longo do caminho, onde a captação dos sinais dos satélites possa ser dificultada. Foi também efectuado o registo da toponímia e de cruzamentos com rios, estradas, vias férreas e linhas de alta tensão.