Geometral

Levantamento Oceanográfico

Mar



Nome: Levantamento oceanográfico na Baía de Luanda – Angola
Cliente: FCL.AO
Ano: 2014


A FCL.AO adjudicou à GEOMETRAL uma série de acções conducentes a um caracterização fisiográfica actualizada dos fundos e orla costeira circundantes à Ilha de Luanda, incluindo a realização de Levantamentos Topo-hidrográficos à escala 1:2000 e respectivo apoio geodésico, medição e análise de correntes e amostragem de sedimentos e respectivas análises granulométricas, segundo uma malha regular, na zona da Contra-Costa e no interior da Baía de Luanda, bem como um levantamento com utilização de um sonar de varrimento lateral.

Os serviços a prestar comportam a realização de:

  • (1) Levantamento Hidrográfico;
  • (2) Levantamento Topográfico de Apoio;
  • (3) Medição de Análise de Correntes;
  • (4) Recolha de Sedimentos e respectivas análises laboratoriais;
  • (5) Avaliação das Espessuras Sedimentares por Mergulhadores;
  • (6) Levantamento com utilização de um sonar de Varrimento Lateral.

Em particular, a Medição e Análise de Correntes, permitiu validar a modulação da dinâmica das massas de água na zona e a determinação de um perfil vertical de correntes e a armazenagem de uma série temporal de dados nos vários níveis.

Forneceu-se, assim, ao cliente, uma imagem georreferenciada dos fundos onde surgem definidos os limites de estruturas (enrocamentos, amarrações, aparelhos de pesca, pipelines, condutas, destroços de navios e aeronaves afundadas e outros) e de variações de diferentes tipos de fundo (contactos rocha/areia, lodos/areia, cascalheiras e outros). Toda essa informação é georreferenciada e cartografada.