Geometral

Geodesia

Banner_Geodesia

O Global Navigation Satellite System (GNSS) revolucionou quase todas as aplicações que exigem alta precisão de posicionamento, navegação e tempo. As estações GNSS (Global Navigation Satellite Systems), nomeadamente as que utilizam sensores CORS (Continuously Operating Reference Stations), são hoje em dia a melhor opção para estabelecer redes geodésicas que permitam materializar o sistema de referência fundamental de um país e/ou a correcção dos fluxos RTK (Real-Time Kinematic) para aplicações topográficas.

A GEOMETRAL tem uma ligação profunda com os meios universitários, no âmbito da investigação, com vários protocolos nesta área. Esta política tem permitido desenvolver e instalar sistemas optimizados para regiões em desenvolvimento, onde a falta de meios e infraestruturas tornam a logística muito difícil.

Os sistemas desenvolvidos (hardware e software) são completamente autónomos em termos de energia. A utilização de painéis solares permite a autonomia necessária à aquisição (compatível com os modelos tecnologicamente mais avançados) e à transferência dos dados das observações, para pós-processamento e correcções RTK. Este serviço realiza-se através das redes de telemóveis (quando existem), sendo uma alternativa muito segura e mais económica do que as comunicações através de satélite.

A GEOMETRAL, também fornece coordenadas, com um nível de precisão sub-centimétrico, usando programas de software de processamento, para estações de referência, que realizam igualmente a monitorização contínua da estabilidade a longo prazo de monumentos geodésicos.